top of page

Casa dos Diabéticos será inaugurada

  • Foto do escritor: Jota Júnior
    Jota Júnior
  • 9 de dez. de 2015
  • 2 min de leitura

Na próxima segunda-feira,14, acontece a inauguração das obras de reforma e ampliação da Casa dos Diabéticos Isaac Zugmann, em Canoinhas. Os governos municipal e estadual aplicaram R$ 294,117,72 nas obras e também na aquisição de móveis e equipamentos para a instituição.

Situada na Rua Frei Menandro Kamps, no centro de Canoinhas, a edificação reformada contará com revestimento e acabamento novos como, piso, cerâmicas, louças e metais, pintura interna e externa nova, assim como espaço externo com estacionamento, paisagismo e academia ao ar livre.

“Acredito que esta seja uma das primeiras casas para diabéticos do País. Agradeço ao deputado Antônio Aguiar que sempre busca atender os anseios da comunidade canoinhense, apoiando a realização de diversas obras e ações, principalmente na área da Saúde. A inauguração da nova sede da Associação dos Diabéticos é resultado do trabalho em conjunto do Governo do Estado, do deputado Aguiar e da Prefeitura”, disse o prefeito Beto Faria.

O Diabetes é uma doença crônica, silenciosa, e que o seu cuidado se torna um grande desafio, conforme dados da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) a cada sete segundos uma pessoa morre em razão da doença. No Brasil já são mais de 133 milhões de pessoas com idade entre 20 e 79 anos, que enfrentam o diabetes. O programa Hiperdia, implementado pelo município de Canoinhas, visa justamente gerar informações aos pacientes, monitorando e controlando o diabetes e a hipertensão com medicamentos, alimentação e outras formas de combater e/ou diminuir os problemas ocasionados.

O cuidado específico ao Hipertenso e ao Diabético em Canoinhas iniciou em 1993, propiciando informações e monitoramento pressórico e glicêmico; orientação ao uso de medicamentos, a dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os usuários cadastrados; educação continuada no cuidado e prevenção das complicações do Diabetes e na Hipertensão. Atualmente no programa há uma equipe multiprofissional composta por enfermeiras, técnica de enfermagem, clínico geral, nutricionista e psicóloga. Em março de 2011 houve uma expansão relacionada a atenção farmacêutica e a distribuição gratuita dos mais de 15 medicamentos para hipertensão e diabetes (anti-hipertensivos, insulinas, hipoglicemiante, estatina, entre outros). O atendimento do programa Hiperdia é na Policlínica Municipal, localizada na Avenida dos Expedicionários, nº 1100, no Campo d’Água Verde.


 
 
 

Comentários


Arquivos
Notícias Favoritas
Notícias Recentes
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
Fale Conosco
bottom of page