Dengue: Prefeitura de Canoinhas descarta contaminação e intensifica monitoramento
- Jota Júnior

- há 4 dias
- 1 min de leitura
A Prefeitura Municipal de Canoinhas, através da Vigilância Epidemiológica, divulgou que o município não registra pessoas infectadas por dengue e nenhuma residência possui focos do mosquito neste momento. Segundo a Adminisração, seis casos chegaram a ser investigados, mas exames laboratoriais descartaram a doença. Atualmente, Canoinhas possui três focos do mosquito Aedes aegypti, sendo dois em armadilhas — localizadas no Centro e no Alto da Tijuca — e um em estabelecimento comercial no Alto das Palmeiras.
Levantamento e visitas aos bairros
O município iniciou nesta semana o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) 2026, metodologia do Ministério da Saúde que permite identificar áreas com maior risco de proliferação do mosquito. A ação está sendo realizada pelas equipes do setor de combate às Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, que seguem com visitas aos bairros até o fim de fevereiro.
As inspeções ocorrem por amostragem, definida por sorteio, o que significa que nem todas as residências serão vistoriadas. Durante as visitas, os agentes verificam recipientes com possibilidade de acúmulo de água, registram dados e orientam os moradores.
Cristina destaca que o levantamento é essencial para agir de forma preventiva e direcionar ações aos locais que exigem maior atenção. Ela reforça que o combate à dengue depende da colaboração da população, com atitudes simples como eliminar água parada, manter caixas d’água vedadas e quintais limpos.
Todos os agentes de endemias estão identificados com crachá da Prefeitura, e, em caso de dúvida, a população pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (47) 3622-8416.

Autor: Gabriel de Bem/Clube FM



















































Comentários