Governo de SC suspende aulas por causa de ciclone extratropical
- Jota Júnior

- 8 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
O Governo de Santa Catarina decidiu suspender as aulas nesta segunda (8) e terça-feira (9) devido à previsão de um ciclone extratropical que deve provocar chuva intensa, ventos fortes e risco elevado de alagamentos. A Secretaria de Educação publicou um ofício determinando a paralisação das atividades escolares nas regiões classificadas em risco alto e muito alto, conforme alertas laranja e vermelho emitidos pela Defesa Civil, especialmente nas áreas em alerta laranja — que incluem o Oeste, parte do Planalto Norte, Planalto Sul e Alto Vale do Itajaí.
Para terça-feira, o governo estendeu a medida para todas as regiões catarinenses, já que todo o Estado estará sob alerta laranja ou vermelho. Assim, as aulas dos períodos matutino e vespertino ficam suspensas em Santa Catarina. A decisão busca evitar deslocamentos durante os momentos de maior instabilidade, quando há possibilidade de enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.
A Defesa Civil informa que os primeiros temporais começam entre a tarde e a noite de segunda-feira, principalmente no Grande Oeste e Planalto Norte, com chuva forte, rajadas de vento e granizo. Na terça, o cenário se agrava, com chuva persistente e volumosa, aumentando significativamente o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos em várias regiões.
A instabilidade chega ao litoral pela manhã e permanece ao longo do dia. O ciclone deve se afastar para o alto-mar na quarta-feira (10), quando a chuva perde força, mas o vento segue intenso, com rajadas de até 80 km/h. A orientação é redobrar a atenção, especialmente em áreas de encosta e locais já mapeados como risco.

Redação: Gabriel de Bem/Clube FM



















































Comentários