top of page

Homem é preso em Canoinhas ao tentar pagar abastecimento com notas falsas

  • Foto do escritor: Jota Júnior
    Jota Júnior
  • 16 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura

Uma ocorrência envolvendo moeda falsa e adulteração de sinal identificador de veículo automotor foi registrada na manhã desta terça-feira (16) em Canoinhas. A Polícia Militar foi acionada após denúncia de tentativa de pagamento irregular em um posto de combustíveis do município.


No local, os policiais abordaram um homem que tentava pagar o abastecimento utilizando cédulas suspeitas. O responsável pelo estabelecimento confirmou a tentativa de pagamento com notas possivelmente falsas e apresentou o comprovante da transação não concluída.


Durante o atendimento, prestadores de serviço de guincho que estavam no local relataram que haviam sido contratados para transportar um veículo entre municípios da região. Ao perceberem a irregularidade das cédulas durante o abastecimento do caminhão-guincho, os profissionais verificaram em grupos de comunicação da categoria que o suspeito já teria aplicado golpes semelhantes contra outros trabalhadores, inclusive contra um dos presentes em data anterior.


Na sequência, a guarnição realizou a verificação do veículo que estava sendo transportado. Foi constatado que o número do motor não correspondia ao registrado no documento do automóvel, caracterizando adulteração de sinal identificador. Além disso, o motor apresentava vinculação a outro veículo com placas diferentes.


Diante dos fatos, o homem recebeu voz de prisão em flagrante e foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com o veículo envolvido, para os procedimentos legais cabíveis.


Como identificar rapidamente uma nota falsa


1. Toque no papel


A nota verdadeira é feita de papel especial, mais firme e levemente áspero. Se for lisa demais ou mole, desconfie.


. Sinta o alto-relevo


Passe o dedo sobre o valor da nota, o rosto da figura e o texto “República Federativa do Brasil”. A nota original tem relevo perceptível.


3. Observe contra a luz


Ao colocar a cédula contra a luz, devem aparecer:


A marca-d’água com o rosto e o valor da nota


O fio de segurança, uma faixa escura com o valor escrito


4. Incline a nota


Nas notas verdadeiras, alguns números e elementos mudam de cor quando a cédula é inclinada.


5. Compare com outra nota


Se tiver dúvida, compare com uma cédula que você sabe que é verdadeira. Diferenças de cor, tamanho ou impressão indicam falsificação.


6. Desconfie de pressa


Golpistas costumam tentar pagar rapidamente para evitar conferência, chamando sua atenção para outra coisa ou situação. Atenção redobrada nessas situações.


Importante:


Se suspeitar que a nota é falsa, não repasse o dinheiro. O correto é procurar a Polícia e registrar a ocorrência.



Fonte: 3° BPM - CANOINHAS

Comentários


Arquivos
Notícias Favoritas
Notícias Recentes
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok
Fale Conosco
bottom of page